terça-feira, 26 de novembro de 2013

Após derrotas em 2010, rivais de Lula preparam contra-ataque nos palanques

Rivais declarados do ex-presidente Lula planejam concorrer novamente a um cargo no Congresso no ano que vem, após derrotas nas urnas em 2010. Em comum, eles têm a missão de montar alianças estaduais para os adversários de
Dilma

Tasso Jereissati (PSDB-CE) deverá disputar o Senado ou o governo do Ceará
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assistir à volta de antigos inimigos políticos ao cenário nacional em 2014. Autores de duras críticas à gestão do petista no governo federal, pelo menos três deles já anunciaram, reservadamente ou em público, que pretendem concorrer a cargos públicos no ano que vem. Os ex-senadores Heráclito Fortes (PSB-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) e a vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSol-AL) devem brigar por uma nova chance no Congresso. Os três têm como missão comum montar palanques em seus estados para os adversários da presidente Dilma Rousseff — o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a ex-senadora Marina Silva e o senador Aécio Neves.

Depois de 19 anos no findado PFL e no DEM e com um histórico de muitas alfinetadas no PT, Fortes aceitou o convite de Campos e se filiou ao PSB no início do mês passado. Aposta como “puxador de votos” do partido para a Câmara dos Deputados, o ex-senador já chamou Lula de “ditador”, autor de “obras fajutas”, “vingativo”… Por ora, no entanto, os adjetivos estão sendo evitados pelo ex-senador. “Nem eu nem o governador temos a intenção de criticar o PT, não foi esse o motivo de minha filiação. O objetivo é a viabilidade de meu retorno a Brasília e meu bom relacionamento com Eduardo Campos”, disse Fortes, em entrevista depois de mudar de partido.


Lula trabalhou contra a reeleição de Fortes em 2010. Depois de derrotá-lo, com as vitórias de Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP), o ex-presidente expôs o ressentimento com as declarações do ex-senador. “Vocês lembram o atraso que significava o que, graças a Deus, vocês derrotaram agora, nas eleições para o Senado. Quero agradecer não apenas os votos que vocês deram a Dilma, mas agradecer os votos que vocês não deram a eles. Porque eles foram do mal com o povo pobre”, afirmou o ex-presidente, em comício com Dilma, em Teresina, no segundo turno de 2010, referindo-se a Fortes e ao ex-senador Mão Santa (PSC), outro crítico da gestão petista.
Fonte: Correio Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário