segunda-feira, 9 de abril de 2012

JUDAS, A REPRESENTAÇÃO DOS TRAIDORES DO POVO!

A tradição de malhar o Judas no sábado de Aleluia veio de Portugal e da Espanha para o Brasil. Há países em que a queima do Judas representa um repúdio às forças do mal e, por isso, o ato de queimar o Judas é praticado no início ou no fim das colheitas, para espantar os demônios que esterilizam as plantações.

No Brasil, por sua vez, sabe-se sobre a malhação de Judas desde o século XVIII, quando, no Rio de Janeiro, os bonecos traziam fogos de artifício presos no ventre, que eram acesos no Sábado de Aleluia, e ardiam sob os aplausos frenéticos do povo, como uma vingança à morte de Jesus. Com o passar do tempo a tradição foi mudando, o boneco passou a representar não o Judas Iscariotes, aquele que entregou Jesus, mas, políticos corruptos, jogadores de futebol, e pessoas conhecidas que não agradavam o povo!

No Nordeste, há quem faça julgamento do boneco, e até quem leia testamento. Uma das cidades onde a tradição de malhar o Judas é bastante popular é na cidade do Crato , no Estado do Ceará. Ali a malhação vira um verdadeiro espetáculo, com julgamento, música, versinho e participação do povo da cidade em massa!

Em Brasília, a malhação de judas mais conhecida e mais antiga é a que acontece na Vila Planalto, reduto de pioneiros que ajudaram a construir a capital. A tradição foi trazida do nordeste pelo meu pai, Francisco Felix Rebouças, que durante 48 anos confeccionou o boneco para meninada malhar no sábado de aleluia! Antes do seu falecimento, no dia 04 de março de 2011, vítima de um câncer na garganta, ele pediu aos filhos que dessem continuidade a tradição.

Todos os anos,  o Judas malhado na Vila Planalto traz uma conotação política. Em 2010, nós trouxemos a Caixa de Pandora, operação da Polícia Federal que prendeu o ex-governador José Roberto Arruda por envolvimento com corrupção.

Em 2011, o tema foi a saúde pública, em protesto ao que aconteceu com o meu pai, que aguardou por mais de um ano por uma cirurgia no Hospital de Base e acabou morrendo em decorrência de uma metástase que poderia ter sido evitada se tivesse atendimento adequado.

E agora,  em 2012,  a crítica é : Não faltam recursos bilionários para os estádios da Copa do Mundo de Futebol, porém, o governo não investe na melhoria das escolas, no aumento do salário de professores, policiais e demais servidores públicos, e nem na melhoria do sistema de saúde pública.

Os hospitais estão um caos e a desculpa é uma herança maldita que nunca termina! Professores e Policiais estão em greve no Distrito Federal porque o GDF não quer aumentar os seus salários alegando que infringiria a Lei de Responsabilidade Fiscal, como se não fosse o Governo Federal que repassasse a verba da Educação, Saúde e Segurança...( Para o Estádio cuja a construção a cada dia aumenta de preço não existe LRF?).

A população do DF virou refém da bandidagem, não há um só dia em que não seja noticiado assassinatos e sequestros relâmpagos! Novas denúncias de Corrupção, agora na Operação Monte Carlo, que prendeu Carlinhos Cachoeira, apontam para o envolvimento de pessoas do Governo Agnelo. E onde está o governador? Passeando na Argentina!

A malhação do Judas é mais uma forma de protesto contra os desmandos governamentais que atingem a população do DF, e quiçá do Brasil, fazendo-a sofrer porque o que deveria ser prioridade é deixado de lado a fim de favorecer investimentos que beneficiam apenas alguns grupos econômicos.

O povo se sente traído por seus representantes que na campanha política anunciavam um "novo caminho" mas, após as eleições não realizaram qualquer mudança realmente significativa que mudasse a dura realidade da população do Distrito Federal que morre a espera de atendimento nas filas dos hospitais até hoje, e sofre com a criminalidade crescente, além de ser refém de um transporte público de péssima qualidade enquanto o trânsito fica cada vez mais caótico. E hoje vê seus filhos sem aula, e a falta de policiamento nas ruas.
Fonte: Informando e Detonando

Um comentário:

  1. Esse Cachoeira fica indicando afilhados par ao GDF e nossa população fica sem medico, sem professor de tnato desvio que esse povo faz. Por culpa do melhor amigo de Cachoeira o Dmeostenes DF ficou sem o Arruda.

    ResponderExcluir