terça-feira, 28 de abril de 2015

ONU: 8 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto no Nepal

Estimativa é de que quase um terço do país foi atingido; há pelo menos 4,3 mil mortos e 7,9 mil feridos

8 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto do fim de semana no Nepal, matando pelo menos 4,3 mil pessoas. Os dados foram apresentados pela ONU na manhã desta terça-feira, 28, em Genebra, indicando que o impacto do desastre natural pode ser bem maior que o que se temia. 

No total, mais de 1,4 milhão de pessoas precisarão agora ser alimentadas, num processo que pode ter de ser mantido por meses. 

A estimativa é de que quase um terço do Nepal, com 28 milhões de pessoas, foi de alguma forma afetado. Além dos mortos, outras 7,9 mil pessoas ficaram feridas. ...

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros de Katmandu, e foi sentido em outros países, como a Índia, China, Bangladesh e Paquistão.

A ONU anunciou na manhã desta terça doações no valor de US$ 15 milhões. Mas a entidade já alerta que os recursos terão de chegar a pelo menos US$ 40 milhões apenas para atender os primeiros dias do desastre. 

Das 1,4 milhão de pessoas que terão de ser alimentadas, 750 mil delas vivem nas proximidades do epicentro do terremoto e em casas " frágeis ". "O impacto na agricultura e na segurança alimentar promete extremamente alta", declarou a ONU em um comunicado.
Fonte: Por Jamil Chade - O Estado de S. Paulo - 28/04/2015 - - 07:20:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário