quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais um passo para a construção do Museu de Tecnologia de Brasília

Capital do País deve ficar ainda mais moderna em 2012

  
Governo do Distrito Federal trabalha para transcender o campo da arquitetura e democratizar a tecnologia na cidade ainda esse ano. Para isso, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Cristiano Araújo, se reuniu com o Secretário de Governo, Paulo Tadeu, para propor que o governador assine um acordo de cooperação técnica que viabilize oficialmente as tratativas para a construção do museu.
 “Reuni todas as pessoas interessadas para apresentar a proposta do museu, que quando inaugurado, com certeza marcará a história da cidade”, destacou Cristiano.O museu estava previsto no Plano Diretor Original de Brasília. A intenção era implementar um espaço dedicado à cultura, que pudesse abrigar de maneira integrada à cidade, diferentes elementos.
Para ganhar destaque e reconhecimento internacional, Paulo Henrique Paranhos – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no DF propôs um concurso mundial para escolher o plano arquitetônico do local. “Esse concurso dará visibilidade e uma repercussão positiva para o projeto”, ressaltou.Para Marcelo Dourado, da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - Sudeco, a ideia de um equipamento cultural desse porte, com a importância socioeducativa que o caracteriza, deve ser uma responsabilidade compartilhada por diferentes atores institucionais.
“Nossa parceria com a UnB, GDF, empresas privadas, e com apoio do Governo Federal, tem que ser prioridade efetiva”, destacou. Marcelo confirmou que já realizou contatos com entidades como Banco do Brasil e BNDES, além da Vale do Rio Doce e Coca-Cola, para levantar recursos para o museu. “Depois que o acordo for assinado, me responsabilizo a levantar recursos consideráveis para começar a construção do museu”, concluiu.
O Secretário Paulo Tadeu encerrou a reunião se comprometendo a agendar uma data com o governador. Para ele, a presença da SECTI no projeto já traduz o interesse do GDF. “Se o próximo passo é a assinatura, vamos trabalhar para que isso ocorra nas próximas semanas”, garantiu.Também estiveram presentes na reunião, o professor Afonso Bermudez e Egmar Rocha – do CDT/UNB e Ildeu Moreira e Monica Menkes – do Ministério da Ciência e Tecnologia.

fonte: Asco SCTI / Blog do GBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário