terça-feira, 17 de setembro de 2013

Coluna nos bastidores da Política


Por Celson Bianchi

Manoelzinho distrital?
Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade - mais conhecido como Manoelzinho - pode mesmo se aposentar esse ano. Portanto, mais uma vaga se abre no Tribunal de Contas. Quem vai escolher o próximo conselheiro é a Câmara Legislativa. Fontes próximas ao Conselheiro revelam a esta coluna que o descanso de Manoelzinho não vai durar muito. O futuro de Manoel Andrade é disputar uma vaga de deputado distrital nas próximas eleições. Com certeza teremos mais um nome forte na disputa.

Tiro certeiro
Mais do que a escolha do novo titular da educação, que selou o apoio do PDT local ao Governo Agnelo, com o silêncio complacente da dupla Cristovam e Reguffe, o que feriu em cheio a oposição local foi a escolha do novo titular da publicidade do GDF. André Duda que trabalhou nos governos de Roriz, Arruda e Rogério Rosso, e cuja competência e conhecimento das articulações promovidas pelos possíveis adversários de 2014, pode dar uma sacudida em área estratégica, para alavancar o projeto de reeleição do atual governador.

Incômodo
Mais do que a escolha em si, o vice-governador Tadeu Fillipelli desejou saber a origem da indicação, segredo guardado a sete chaves por um número pequeno de interlocutores que ajudou a levar o passe do novo titular da publicidade governamental. André Duda já trabalha firme para apaziguar as relações do GDF com os principais veículos da mídia local, de rádio, televisão, internet e principalmente jornal, e está a um passo de emplacar a primeira grande vitória. É esperar para ver.

A difícil escolha
O ex-governador Joaquim Roriz e seu grupo de assessores mais próximos tem uma difícil missão para os próximos
15 dias: definir a sigla partidária que ele irá se filiar. As chances do PMDB diminuíram muito, mas ainda existem, o PSD vai depender do compromisso do ex-prefeito Kassab para garantir a legenda, e por fim, restariam partidos pequenos, o que dificultaria ainda mais o projeto de retorno ao Buriti. Afinal, se correr o bicho pode pegar e se ficar o bicho pode comer.

Afinado com os músicos
Na última quinta-feira, 12, o deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Agaciel Maia (PTC), reuniu mais de 100 músicos e produtores culturais no plenário da CLDF. Para ele os músicos das cidades-satélites precisam ser mais valorizados. “A Secretaria de Cultura precisa planejar festivais, nas modalidades de cada estilo de música, em cada cidade. Depois, um grande festival entre todas RA’s”, disse o parlamentar. Para Agaciel, essa medida evitaria desvios de recursos e ainda ajudaria a aquecer o mercado cultural do DF. A proposta do deputado agradou em cheio os músicos que compareceram no plenário da Câmara.

Números jogam contra
O Instituto O Parlamento divulgou uma pesquisa no último final de semana. E a reprovação ao governo de Agnelo Queiroz continua na casa dos 70%, ou seja, o brasiliense continua reprovando o governo petista. No levantamento foram ouvidas 2 mil pessoas. No que depender da vontade dos eleitores do Distrito Federal, em 2015 teremos um novo governador. Lembrando que isso é apenas uma pesquisa, muitas coisas ainda podem acontecer. Os mais atentos sabem: os ventos da política costumam mudar muito rápido de direção. Isso é fato.

Adversários consolidados
A pesquisa do Instituto O Parlamento, mostra que os adversários do governador Agnelo Queiroz estão quase consolidados. A deputada distrital Eliana Pedrosa, o senador Rodrigo Rollemberg e o deputado federal José Antonio Reguffe são nomes certos. Ainda são citados na pesquisa, o ex-governador José Roberto Arruda e Joaquim Roriz, que correm por fora, já que ainda não se decidiram se vão disputar cargos marjoritários. A cada dia que passa o cerco está se fechando. Uma coisa é certa:: as próximas eleições prometem.

No entanto, o impedimento
Em todas as pesquisas, os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda aparecem muito bem colocados. Só que juristas de plantão dizem que os dois nomes não podem disputar por causa de problemas na justiça. Além dos problemas de saúde que Roriz atravessa, ele pode ficar impedido de concorrer em 2014 devido a ter renunciado ao seu mandato de senador em 2007. O ex-governador pode ser considerado ficha suja. Arruda é ficha limpa. Mas muitos apostam que os vários processos contra o ex-governador possam ser julgadom e assim ele ficaria impedido de disputar as próximas eleições.

Mais lembrados para o Senado
De acordo com a pesquisa, O Parlamento, os nomes mais lembrados para o senadosão: o do deputado federal, José Antonio Reguffe (PDT), do senador Gim Argello (PTB), do ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM) e do petista Geraldo Magela (PT). Lembrando que nas próximas eleições só haverá uma vaga para o Senado.

Mais lembrados para deputado federal
Na pesquisa O Parlamento os nomes mais lembrados para concorrer a uma vaga de deputado federal são: do ex-governador José Roberto Arruda, da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), do ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM), da deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD) e do petista e secretário de Habitação Geraldo Magela. Lembrando que nas próximas eleições serão eleitos oito deputados federais.

Cristo e a mudança certa
A mudança de filiação parece que fez bem ao deputado distrital Cláudio Abrantes. O distrital antes era filiado ao PPS. Hoje filiado ao PT, o “Cristo de Planaltina” está cada vez mais adaptado ao partido. Várias correntes políticas do partido tem apoiado o parlamentar. Na pesquisa O Parlamento, Abrantes aparece à frente de renomados petistas. Se as eleições fossem hoje, o distrital seria o segundo mais votado da legenda. No levantamento Cláudio Abrantes aparece na décima segunda colocação. Pelo jeito mudança de ares fez bem ao “cristo”.

Benedito pede mais asfalto
O deputado Benedito Domingos (PP) apresentou indicação para que a Administração Regional de Ceilândia e a Secretaria de Obras façam a pavimentação asfáltica na QNN 11 via NN 11-A, ao lado da linha do metrô. A via possui intenso fluxo de veículos e de pessoas que fazem o trajeto diariamente para pegar o metrô, por isso é fundamental que o asfalto esteja em boas condições.

Eliana no PPS
Como a coluna havia adiantado, a deputada distrital está de saída do PSD. Seu destino vai ser mesmo o PPS. A sua filiação vai ocorrer no próximo dia 23. A deputada é pré-candidata ao Palácio do Buriti. Sem espaço no PSD, Eliana negociou seu ingresso no PPS. A deputada decidiu seguir o seu caminho.

Fraga prega união
O ex-deputado federal, Alberto Fraga (DEM) acha importante à oposição caminhar unida. Para Alberto Fraga, está na hora de unir as forças da oposição. O maior foco é o Palácio do Buriti. Fraga diz que o momento não é de vaidades. Ele entende que este não é o momento de apontar nomes para encabeçar nenhum nome na chapa de oposição. “Nós temos que discutir a sucessão e resgatarmos Brasília do caos administrativo em que ela vive,” afirmou.

Deputado favorável
O deputado Robério Negreiros entendeu a necessidade dos servidores públicos que pedem reajustes salariais. Na semana passada, o parlamentar, que é relator de cinco PLs que reestrutura carreiras de servidores protocolou na CCJ, todos os projetos. E daqui a pouco, às 10h, Robério vai ler os pareceres. Mas essa coluna adianta que todos terão o voto favorável do distrital e sem emendas. Com isso, cinco categorias de servidores podem festejar, entre elas a da Procuradoria-Geral e do Ibram.

Fonte: Celson Bianchi / Rádio Mania FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário