sexta-feira, 10 de maio de 2013

CASOS DISPARAM: JÁ SÃO 4,6 MIL CONFIRMADOS NA CAPITAL


Os casos de dengue preocupam o Distrito Federal e a Região Metropolitana. Neste ano, já são quatro mortes, entre 4.676 casos confirmados. Entre os registros de pacientes residentes no DF, o aumento foi de 687% em comparação ao ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde, e correspondem às 18 primeiras semanas do ano – de janeiro a abril.
De acordo com o balanço, dos quatro óbitos, dois são de moradores da capital, e os outros dois de pacientes vindos das cidades vizinhas ao DF. Foram, no total, 8.694 casos notificados – número que inclui as suspeitas da doença.
O levantamento apontou que 3.339 moradores do DF contraíram a doença neste período. Desses, 54% contraíram dengue no Distrito Federal. Os outros 46% apresentaram os primeiros sintomas quando estavam em outras unidades da federação e tiveram o diagnóstico aqui. Além disso, a rede públicade saúde da capital atendeu a 2.073 pacientes com a doença que são moradores de outras cidades.
REGISTROS GRAVES
Entre todos os casos registrados, quatro tiveram Dengue com Complicações (DCC) – sendo que um morreu. Outros três apresentaram Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), com dois óbitos. Houve ainda um caso de Síndrome de Choque da Dengue (SCD), e o paciente também morreu.
Ceilândia é a cidade que mais registrou casos de dengue neste ano, seguindo a tendência de períodos anteriores. Foram 1.024 notificações. Em seguida estão Samambaia, com 715 casos notificados; Planaltina, com 659; e Taguatinga, com 609.
Para evitar a dengue, é preciso não deixar que água parada se acumule. Por isso, a doença atinge mais pessoas no período das chuvas. A tendência é que durante a seca ocorram menos registros.

Fonte:  Jornal de Brasília com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário