O GDF alega que o empresário tem colocado obstáculos ao repasse das linhas para as empresas vencedoras da licitação pública do novo sistema de transporte coletivo.
O
governo decidiu intervir nas empresas de ônibus da família de Wagner Canhedo
Filho. Em uma operação que reuniu policiais civis e militares, e funcionários
da TCB e da Secretaria de Transportes, o GDF assumiu a gestão da Viação
Planalto (Viplan), da Condor e da Lotáxi na manhã desta segunda-feira (23/12).
A ação foi na garagem central do grupo, onde funciona a administração, no
Guará, na EPIA Sul. As empresas comandam hoje 214 linhas e 744 ônibus, o
equivalente a cerca de 30% do mercado no Distrito Federal.
A
notificação foi entregue pelo presidente da TCB, Carlos Alberto Koch a Wagner
Canhedo Filho, que administra as empresas da família. O empresário se disse
surpreso com a ação. O governo esperou os ônibus começarem a rodar para não
prejudicar a população. O governador Agnelo Queiroz e o vice Tadeu Filippelli
explicarão a intervenção ainda nesta manhã
em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.
O
GDF alega que o empresário Wagner Canhedo Filho tem colocado obstáculos ao
repasse das linhas para as empresas vencedoras da licitação pública do novo
sistema de transporte coletivo. Outro motivo para justificar a operação é a
baixa qualidade do serviço prestado pelas empresas à população. Canhedo
arrecada cerca de R$ 800 mil diariamente com a operação dos ônibus.
A
intervenção nas empresas de Canhedo será feita nos mesmos moldes da operação do
governo realizada em fevereiro, para assumir a gestão das empresas de ônibus do
Grupo Amaral. O GDF alega que Canhedo resiste a demitir os funcionários. Sem a
dispensa das equipes, as empresas ganhadoras da licitação não podem contratar
motoristas e cobradores para colocar os veículos em circulação. A intenção do
GDF com a intervenção é demitir os servidores, pagando os direitos
trabalhistas, para que eles sejam recontratados posteriormente.
Em
fevereiro, o GDF assumiu as três empresas do Grupo Amaral (Rápido Brasília,
Viva Brasília e Rápido Veneza), que estavam sob risco de paralisar os serviços
prestados aos passageiros da região Norte da capital. O grupo, ligado ao
ex-senador Valmir Amaral, era responsável por cerca de 10% do mercado
brasiliense. À época, a Sociedade de Transportes de Brasília (TCB) ficou
responsável pela parte operacional. O governo teve de investir mais de R$ 35
milhões na compra de combustível e outros insumos, como pneus, além de
recuperar metade dos ônibus das empresas, que estavam sem condições de
circulação.
A
decisão sobre a intervenção no Grupo Canedo vem sendo articulada há algum tempo
pelo GDF. Quando houve a intervenção no Grupo Amaral, o governador Agnelo
Queiroz (PT) já tinha mandado um recado claro. Ele disse que uma nova
intervenção “depende muito mais das empresas do que do próprio GDF. A obrigação
das permissionárias é cumprir os contratos. O GDF não vai se furtar a tomar as
providências”.
Fonte: Correio Web.
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