![]() |
O governo de São Paulo considera improvável a ida do ex-ministro para centros de ressocialização como o de Limeira, no interior paulista |
O Supremo Tribunal Federal avisou que os réus do mensalão não teriam tratamento diferenciado no cumprimento de suas penas. Nessa perspectiva, o governo paulista descarta a ida de José Dirceu para centros de ressocialização. Assim como todos os condenados a mais de 10 anos de prisão, ele deve seguir para um presídio de segurança máxima. Leia na coluna Painel, de Vera Magalhães:
Segurança máxima - Se depender das avaliações técnicas do governo paulista, José Dirceu iniciará o cumprimento da pena imposta pelo STF na penitenciária José Augusto César Ribeiro, em Tremembé. O Bandeirantes considera improvável a ida do ex-ministro para centros de ressocialização, como o de Limeira. Em regra, esses estabelecimentos acolhem condenados a menos de 10 anos -Dirceu recebeu punição 10 meses maior pelo mensalão, embora deva ficar menos de 2 anos em regime fechado.
Histórico - O presídio de Tremembé conta hoje com 409 detentos -a capacidade oficial é para 239. Marcos Valério, operador do mensalão, esteve no local por três meses, em 2008, acusado na Operação Avalanche, da PF.
Proteção - "É adequado para quem não tem perfil de fuga e nem envolvimento com o crime organizado. É preciso preservar a pessoa, que ficaria exposta numa cadeia", diz um perito do governo no sistema carcerário.
A ordem... - A decisão está sujeita a manifestações do Judiciário e dos advogados do caso. O sentenciado pode opinar. José Rainha, do MST, preferiu o CDP da capital.
... dos fatores - Oficialmente, a Secretaria de Assuntos Penitenciários só se pronunciará após a solicitação judicial de vaga no sistema prisional de São Paulo.
#prontofalei - Da mulher de Dirceu, Evanise Santos, em seu Twitter, após flagrante fotográfico do ex-ministro no litoral da Bahia durante o feriado. "Defendo a liberdade de expressão. Mas sou totalmente contra a invasão de privacidade."
Fonte: Brasil 247 Palanque Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário