sexta-feira, 5 de julho de 2013

Deputado Chico Vigilante teria agredido petista por falar mal do governo.


AGENDA NEGATIVA.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiram em assembléia que a partir do dia 12 os sindicalistas sairão às ruas de Brasília em defesa do governo petista de Agnelo Queiroz.
A autoridade parlamentar deputado distrital Chico Vigilante (foto) estava conduzindo a reunião quando foi interrompido por uma sindicalista. A mulher, antiga militante do PT, bradou que o governo Agnelo é corrupto e o pior da história política do DF.
O deputado, em tom grosseiro, mandou Patrícia Rodrigues calar a boca e se retirar do recinto. A militante reagiu e acabou sendo agredida por não atender a autoridade parlamentar e registrou boletim de ocorrência com exame de corpo delito.

O caso virou investigação policial.

Fonte: Jornal de Brasília.


Pacotão de jogos

Além das partidas contra Coritiba e ASA-AL e das duas diante do Vasco, Flamengo negocia para trazer a Brasília seis confrontos do Nacional, inclusive clássicos com Botafogo, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG

As filas ainda foram grandes ontem de manhã, nas bilheterias do Ginásio Nilson Nelson, mas situação melhorou à tarde, quando a espera não ultrapassou os 30 minutos
O Flamengo tem um pacote praticamente fechado para mandar no Estádio Mané Garrincha mais seis jogos do Campeonato Brasileiro, mas a confirmação de cada um deles será passo a passo, no ritmo do andamento das negociações do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Federação Carioca com o Consórcio responsável pela administração do Maracanã. Enquanto isso, a diretoria rubro-negra reservou seis datas em Brasília caso o imbróglio se arraste por mais tempo.
O presidente da Federação Carioca, Rubens Lopes, liberou Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco para “alugar” estádios fora da Cidade Maravilhosa, mas pode puxar o freio de mão a qualquer momento. Em abril, o dirigente disse ao Correio que liberaria partidas longe do Rio enquanto o Engenhão estivesse interditado e o Maracanã entregue à Fifa. Nos bastidores, o cartola trabalha para acelerar um consenso entre os clubes e os administradores do Maracanã. “O torcedor não pode ter o direito de ver o clube jogar no Rio de Janeiro violado”, alegou Rubens Lopes à época. Embora os confrontos em Brasília sejam rentáveis para a Ferj, que tem direito a 10% da renda (no Rio são 5%), o mandatário sofre pressão política por conta da fuga dos times do estado. ...
Resistente a um acordo com o Consórcio Maracanã, o Flamengo pré-agendou jogos em Brasília também com a intenção de pressionar por uma resolução imediata. O presidente, Eduardo Bandeira de Mello, desembarca hoje à tarde em Brasília com a delegação justamente para discutir detalhes das possíveis partidas no DF e estuda até convocar uma entrevista coletiva para bater o martelo.
“Temos seis ou sete jogos praticamente fechados no Mané Garrincha, mas a confirmação de cada um deles depende das negociações com o Maracanã e da concordância das federações”, disse ontem à reportagem o diretor de Marketing do Flamengo, Fred Luz.
Em viagem aos EUA, o diretor de Finanças, Rodrigo Tostes, também confirmou a possibilidade de o rubro-negro atuar em mais seis partidas no DF. “Existe essa ideia sim, mas não foi fechada porque está diretamente ligada à negociação com o Maracanã”, esclareceu. O estádio carioca será reaberto aos clubes do estado em 21 de julho para o clássico entre Fluminense x Vasco.
Lista rubro-negra
Veja quais são os outros jogos do clube que podem vir para o DF
28/7 — Flamengo x Botafogo
4/8 — Flamengo x Atlético-MG
7/8 — Flamengo x Portuguesa
18/8 — Flamengo x São Paulo
25/8 — Flamengo x Grêmio
4/9 — Flamengo x Vitória

Obs.: a confirmação de cada um deles depende do andamento das negociações do clube da Gávea com o Consórcio Maracanã.
 Por Marcos Paulo Lima

Fonte: Correio Braziliense - 05/07/2013


OBRAS IRREGULARES NO PARQUE OLHOS D´ÁGUA DESPERTAM INDIGNAÇÃO DA COMUNIDADE

O titular da 1º Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Roberto Carlos Batista, recebeu, nesta terça-feira, dia 2, requerimento protocolado pelo deputado distrital Joe Valle (PSB) sobre a ocorrência de obras próximas a nascentes, no módulo II, do Parque Olhos D´Água, na Asa Norte. Para discutir o assunto, além da comunidade, participaram representantes da Polícia Militar Ambiental, da Escola da Natureza do DF, do SOS Parque Olhos D´Água, da WWF/DF, do Instituto Brasil Sustentável e da Associação dos Amigos da Floresta.
Todos se mostraram surpresos e indignados com as obras, realizadas pela Novacap, em Área de Preservação Permanente (APP). As intervenções não têm licença ou autorização ambiental. Um vídeo feito pelo professor Luiz Rios, do Instituto Brasil Sustentável, mostra o que parece ser a implantação no local de uma rede de águas pluviais. No início da semana o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista teve acesso a essas imagens e entrou em contato com a Superintendência de Fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Solicitou uma equipe no local para constatar as irregularidades e adotar as medidas cabíveis, como a interdição da obra e autuação dos infratores.
Para o Ibram, o projeto de canalização de águas pluviais da Novacap “não contempla solução ambientalmente viável”. Por isso, o Ministério Público pediu explicações àquela Companhia. Aguarda agora respostas para confirmar as irregularidades e proceder à responsabilização civil e criminal dos implicados.
“Se a proposta da Novacap fora repudiada pelo Ibram, por não atender critérios ambientais, jamais poderia ter sido iniciada, pois apesar da rede pluvial ser indispensável, há de se acautelar a proteção do Parque e de seus atributos naturais. Por isso, em breve, a Promotoria se reunirá com os responsáveis para buscar a reparação dos impactos negativos”, explicou o Batista.
Saiba Mais
Desde 2000, a Prodema investiga se os afloramentos na área do módulo II do Parque Olhos D’Água são naturais ou artificiais. Após vários laudos, constatou-se que é um fenômeno natural; fato que instigou a coletividade a reivindicar a ampliação do Parque. Após audiência pública promovida pelo Ibram em 2012, o governador do DF, Agnelo Queiroz, expediu decreto par ampliar a extensão territorial do Parque e condicionar qualquer intervenção no novo módulo à autorização do órgão ambiental. A partir de então, o Ministério Público acompanha a implantação e proteção do módulo II em procedimento próprio.

Fonte: Fercalnews.


Joaquim Barbosa voa para ver jogo com dinheiro público

Ministro usou verba de viagem para ver o amistoso do Brasil contra a Inglaterra no Rio
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota.
O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de maio deste ano mostrou que ministros têm usado recursos da Corte para viagens durante o recesso forense, quando estão de férias, e para levar as mulheres em diversos voos internacionais. O total gasto em passagens para ministros do STF e suas mulheres entre 2009 e 2012 foi de R$ 2,2 milhões. Neste período, Barbosa utilizou recursos da Corte para passagens enquanto estava de licença médica e não participava dos trabalhos em Brasília. Os dados oficiais foram retirados do portal da transparência do Supremo após a reportagem por supostas "inconsistências".
O Supremo diz que os ministros dispõem de uma cota para voos nacionais tendo como base uma decisão tomada em um processo administrativo durante a gestão de Nelson Jobim na presidência da Corte. Segundo o STF, a cota equivale a um deslocamento mensal para o estado de origem com base na tarifa mais alta para voos entre Brasília e Sergipe, devido ao fato de o ministro já aposentado Carlos Ayres Britto ser o integrante da corte naquele momento que morava na unidade da federação mais distante.
De acordo com o tribunal, a cota é anual e não é submetida a controle. As passagens podem ser usadas a qualquer momento, inclusive no recesso parlamentar, durante licenças, ou para viagens motivadas por interesses pessoais dos ministros.
À exceção do recém-empossado Luís Roberto Barroso, e de Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Teori Zavascki, os outros sete integrantes da atual configuração do tribunal usaram passagens áreas pagas pelo Supremo durante os recessos de julho e janeiro entre 2009 e 2012 segundo os dados que estavam no portal do próprio STF.

Fonte: R7 Notícias

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Por falta de quórum Mesa Diretora cancela reunião

Sem quórum, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa não deliberou sobre a situação de parlamentares passíveis de processo de cassação. Apenas o presidente, Wasny de Roure (PT) e Israel Batista (PEN) estiveram presentes.
Para ter a reunião precisaria de no mínimo três parlamentares. Agaciel Maia (PTC) está em viagem para resolver questões familiares. Já a deputada Eliana Pedrosa (PSD) não veio e justificou que o assunto é de estrema importância e precisa ser tratado por todos da Mesa.

Além dos parlamentares ausentes, o distrital Aylton Gomes (PR) é integrante da Mesa, mas está em suspeição por ser investigado na Operação Caixa de Pandora. Seu suplente, Benedito Domingos (PP) também não pode participar por que também é investigado, dessa vez por beneficiar empresas de familiares.
Sem nenhuma participação efetiva, os deputados Olair Francisco (PT do B) e Celina Leão (PSD) estiveram na sala de reunião da Mesa Diretora.


Fonte:  Blog do Odir

Bons ventos para Cezar

Turbulência? Que nada. De acordo com o deputado distrital Robério Negreiros (PMDB), o administrador do Paranoá, Cezar Lopes, está firme e forte no cargo de administrador regional. “A administração está trabalhando e mostrando resultando em forma de obras para a cidade,” disse Negreiros.
No âmbito do Buriti, a situação do administrador Cezar Lopes está mais tranquila que nunca.
Traduzindo: os bons ventos sopram. Para desespero de alguns.


Fonte: Blog do odir

PRESIDENTE DA CÂMARA VAI PAGAR POR CARONA DE PARENTES NO AVIÃO DA FAB; É POR ISSO QUE O POVO ESTÁ NAS RUAS

O jato buscou a família em Natal, foi para o Rio, e só voltou domingo (30/6) – após a vitória da Seleção brasileira na final da Copa das Confederações
O presidente da Câmara, Herique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou que vai pagar aos cofres públicos os valores correspondentes às passagens de Natal para o Rio de Janeiro, relativos à carona oferecida em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), a sete familiares, nos dias 28 e 30 de junho. Todos teriam assistido o jogo do Brasil na final da Copa das Confederações, no Maracanã, segundo informações.
O jato buscou a família em Natal, foi para o Rio, e só voltou domingo (30/6) – após o partida final do torneio. Entretanto, os assessores não confirmaram a presença do deputado na partida. Ainda de acordo com a comunicação social, Henrique Eduardo Alves esteve no Rio de Janeiro cumprindo agenda previamente acertada com o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
No sábado (29/6), os dois participaram de uma reunião almoço, na residência oficial, na Gávea Pequena. Segundo a nota enviada ao Correio “O presidente reconhece que a concessão da carona foi um equívoco e que, por dever, imediatamente, o corrige”


 Fonte: Fercalnews

Brazlândia tem novo administrador

A cidade de Brazlândia tem novo administrador. Na verdade, o atual chefe do executivo local, Bolívar Rocha, está de férias e a cidade tem o policial civil e atual chefe de gabinete, Wadson Ramos, como novo comandante.
Com a entrada de Wadson Ramos interinamente para administrar a cidade. Brazlândia passa para a história como a única cidade a ser administrada por dois irmãos em uma única gestão.
No primeiro ano de mandato da gestão do Novo Caminho o servidor do poder judiciário, José Luiz Ramos (irmão de Wadson Ramos) foi o responsável por iniciar a gestão do governo petista na cidade.

fonte: Blog do GBU

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Chico recebe denúncia de venda de vaga de vigilante e aciona Polícia Civil

Apesar de os noticiários denunciarem diversas modalidades de golpes contra pessoas desempregadas à procura de uma vaga no mercado de trabalho, muita gente ainda cai em muitas armadilhas, seja por boa fé ou desespero. Um exemplo disso foi uma denúncia postada hoje (1º/7), no facebook do deputado Chico Vigilante por um candidato a uma vaga de vigilante. José William relata que fez o curso e estava a procura de uma oportunidade de trabalho, quando soube por um conhecido que um servidor comissionado da Secretaria de Trabalho, Francisco Erlando Rodrigues, conseguia emprego na área mediante pagamento de R$5 mil. As vagas eram exclusivas para candidatos a uma primeira vaga de vigilante. Francisco se valia do cargo na SETRAB para dar o golpe nos candidatos em busca da primeira vaga na profissão.
 “A história foi passada de boca em boca e assim chegou até mim. Um amigo me disse que o Francisco conseguia o emprego, na verdade, vendia a vaga. E eu paguei por uma”, explica William. A metade do valor, R$2.500, era entregue a Francisco Erlando no ato da conversa. A outra metade seria paga após 30 dias de trabalho.
 José William, juntamente com outras pessoas lesadas pelo suposto golpista, registrou ocorrência na 15ª DP da Ceilândia na tarde de hoje. “Só aqui são 15 pessoas lesadas, mas ele enganou muito mais gente. Ele ganhou muito dinheiro com este golpe, pra mais de R$500 mil”, reclama José William. Ele explica que foi levado por um amigo até a casa do farsante, que morava em uma casa na Ceilândia Leste. Foi recebido pelo próprio Francisco, que o atendeu e garantiu a vaga de emprego. “Como era funcionário da Secretaria de Trabalho, eu acreditei, comprei a vaga e paguei a primeira parcela”, lamenta William.
Tão logo teve acesso ao post na sua página no facebook, o deputado Chico Vigilante falou com José William pelo telefone para saber os detalhes da denúncia. Depois de ouvir o relato do rapaz e o orientar, Chico ligou imediatamente para o diretor da Polícia Civil do DF, Jorge Luiz Xavier.  “Isso é estelionato, falsidade ideológica e pode ter muito mais gente envolvida no esquema. Pode ser a ação de uma quadrilha. É caso de cadeia”, disse o deputado.
 “Eu tenho certeza que a Polícia Civil investigará devidamente e, se comprovado, o que parece claro, não medirá esforços para colocar esse vagabundo, bandido, na cadeia”, esbraveja o parlamentar. Chico também argumenta que casos como este deve servir de alerta para que outras pessoas não caím nesse tipo de golpe. “Isso não existe. Empresa nenhuma contrata vigilante desta forma e se alguma o fizer deve ser denunciada na hora”, afirma.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da SETRAB, Francisco pediu exoneração na última quinta-feira (25). O ato foi publicado dois dias depois, coincidindo com as primeiras denúncias do suposto golpe. Ainda de acordo com informações da Ascom da SETRAB, foi feito um levantamento preliminar e, de fato, foi apontado que o servidor oferecia vagas de vigilante e também de serviços gerais. 
 Se for comprovada a fraude, o servidor vendia um falso serviço duas vezes já que a Secretaria de Trabalho não faz contrato na área de vigilância, apenas a Secretaria de Planejamento tem competência para isso.

Um processo administrativo disciplinar foi aberto na Secretaria de Trabalho para que o servidor possa se defender caso tenha havido algum mal entendido. Contudo, se comprovado o golpe, o que tudo indica, o ato de exoneração é desfeito e Francisco será exonerado. Desta forma, perderá os direitos políticos por oito anos. Ou seja, não poderá tomar posse em concurso público nem se candidatar a cargo eletivo algum.  O caso foi encaminhado pelo secretario de Trabalho, Bispo Renato Rodrigues, à Polícia Civil.]

Fonte Estação da Notícia   

População aprova Vagão Rosa no metrô de Brasília

O primeiro dia de funcionamento do Vagão Rosa -  exclusivo para mulheres e deficientes  – no Metrô do Distrito Federal transcorreu em clima de tranquilidade entre os passageiros, que aprovaram a mudança. A iniciativa partiu de lei da deputada Eliana Pedrosa (foto) e do deputado Evandro Garla.
“Eu amei a ideia. Pego esse metrô todos os dias e hoje de manhã a situação já estava bem tranquila. Ontem mesmo eu levei uma cotovelada de um homem no vagão. Agora não tenho mais que passar por isso”, destacou a babá Edite Pereira, moradora do Recanto das Emas.
 Na Estação Central, localizada na Rodoviária do Plano Piloto, agentes da empresa orientavam os usuários, que também recebiam a informação pelos alto falantes e na entrada dos vagões.  Segundo a companhia, 600 profissionais vão orientar a população sobre a mudança nos próximos dias.
 O carro exclusivo para o sexo feminino será sempre o primeiro -chamado carro líder-, localizado logo após a cabine onde está o piloto; nos demais carros o uso continuará misto, ou seja, com a presença de homens, mulheres e deficientes.
 ”Eu me sentia mal vendo as mulheres sendo, literalmente, esmagadas no metrô. Se minha esposa também utilizasse o transporte, certamente ficaria mais tranquilo sabendo que ela usaria um vagão exclusivo, sem tantos perigos”, complementou o designer gráfico Paulo Pereira da Silva.
 O carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência funcionará nos horários de pico- de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15-, e atende a uma lei distrital aprovada em 2012. A professora Jane Oliveira estava com o filho Bernardo, de oito meses, e pela primeira vez utilizou o transporte.
 ”Fui informada antes de entrar no vagão que havia esse espaço reservado e fiquei tranquila. Vemos muitos casos de mulheres molestadas dentro desses veículos e acredito que a mudança reduzirá esses tipos de ocorrência”, afirmou.
 Não há nenhuma punição prevista para homens que desrespeitarem o vagão exclusivo e, por isso, uma campanha educativa orientará os passageiros até o fim do mês.  Não há restrição para o transporte de crianças no carro exclusivo, mas adolescentes estão impedidos.
 ”Brasília precisava de uma mudança como essa. Os homens são mais fortes e muitas vezes éramos impedidas de entrar no vagão por causa dos empurrões”, declarou a servidora pública, Mariza Pinheiro. Cm informações da Agência Brasilia.

Fonte; Estação da Notícia