segunda-feira, 17 de março de 2014

Choque libera trecho da BR-040 no DF após grupo incendiar três ônibus

PM usou bombas de efeito moral e jato de água contra manifestantes.
Manifestação por transporte público provocou 20 km de lentidão, diz polícia.

Ônibus que foi incendiado durante protesto por transporte público na BR-040 (Foto: TV Globo/Reprodução)

A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada na manhã desta segunda-feira (17) para liberar a BR-040 na altura de Santa Maria, que era ocupada por cerca de 300 pessoas que manifestavam por melhorias no transporte público do Distrito Federal. Durante o protesto, que durou mais de três horas, três coletivos foram incendiados e houve congestionamento de 20 quilômetros no sentido Plano Piloto.
 
Tropa de Choque durante ação para liberar a BR-040 dos manifestantes (Foto: TV Globo/Reprodução)

A corporação usou bombas de efeito moral e jatos de água contra os manifestantes. Até as 11h, dois trechos da via seguiam interditados no estado de Goiás, na altura de Valparaíso, segundo a Polícia Militar.
A BR-040 é a principal ligação entre o DF e cidades do Entorno sul, como Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia. Essas cidades têm um grande número de pessoas que trabalham no Distrito Federal e dependem do transporte coletivo para chegar à capital federal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que também esteve no local, os manifestantes haviam usado blocos de concreto para provocar o bloqueio. Eles usaram faixas contra o governador, pedindo respeito com relação ao transporte público.
 
Grupo faz protesto no DF por melhorias no transporte público (Foto: TV Globo/Reprodução)
O protesto começou na Avenida Alagados, uma das maiores de Santa Maria, e partiu para três locais: DF-290, em frente ao Motel Dallas, BR-040 na altura de Santa Maria e BR-040 na altura de Valparaíso. O grupo reclama de mudanças no itinerário com a adoção do novo sistema na capital do país e da falta de ônibus para chegar ao centro da cidade.
Responsável por uma página em rede social sobre Santa Maria, Daniel Oliveira diz que a população está insatisfeita. "Os moradores do Entorno superlotam os ônibus que saem dos terminais de Santa Maria. Aí, quando passam nas paradas, ninguém consegue mais entrar. Os ônibus estão cheios e atrasados. Já não cabe mais ninguém", afirma.
Até as 11h, não havia registro de feridos nem de presos. A Polícia Rodoviária Federal disse que vai agendar uma reunião entre a ANTT, representantes do GDF, do governo de Goiás e de prefeituras do Entorno para tentar uma ação conjunta que reduza os problemas relatados.

 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário