![]() |
Deputada Celina Leão (PSD-DF) |
O Time da Solidariedade entrou em campo nesta quarta-feira (17) no Arena Futebol Clube, para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia. A equipe contou com a participação da deputada Celina Leão (PSD-DF) e de ex-atletas como os deputados Romário (PSB-RJ) e Popó, entre outros em uma partida com o time “ProfilaXYa”, que mostrou toda a habilidade dos hemofílicos bons de bola. A deputada Celina Leão observou a importância da união das duas Casas legislativas em defesa dos hemofílicos. “Nós acompanhamos a luta dos hemofílicos pelo tratamento preventivo e temos consciência de que a vitória vem da união de forças. Agora é necessário a volta do Centro de Tratamento de Hemofilia com equipe multidisciplinar especializada e educação continuada, que já foi referência no DF e possibilitou a inserção social desses jovens por meio do esporte” avalia a parlamentar. ...
O encontro reuniu pacientes hemofílicos, portadores de outras coagulopatias, familiares e amigos. Na ocasião foram oferecidas informações para conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e hábitos de vida saudável que todo portador de hemofilia pode ter quando segue as orientações médicas.
A hemofilia é uma doença hereditária caracterizada pela deficiência ou ausência de produção de um fator de coagulação. Existem dois tipos de Hemofilia: A e B. Se houver déficit do fator VIII, trata-se da Hemofilia A. No caso de deficiência do fator IX, é diagnosticada a Hemofilia B.
Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que o Brasil ocupa a terceira posição mundial em relação ao número de pacientes com hemofilia. São mais de 10 mil brasileiros convivendo com a doença. A data comemorativa foi instituída em 1989 pela Federação Mundial de Hemofilia (FMH), que completa 50 anos de atuação na busca por avanços no tratamento aos portadores da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário